Microsoft faz a coletiva de imprensa mais chata dos últimos anos na E3

0

“Chata” é a palavra que melhor define a coletiva de imprensa da Microsoft na E3 de 2011. Claro, isso se você se importa apenas com jogos, pois as novidades nesse sentido do lado verde da força foram bem poucas.

A coletiva até que começou bem. Parecia que iriam falar de jogos. Houve trailers de gameplay de Call of Duty: Modern Warfare 3, o novo Tomb Raider, Mass Effect 3 e Tom Clancy’s Ghost Recon: Future Soldier, mas depois disso a coletiva entrou num marasmo que nem mesmo a apresentação de Gears of War 3 conseguiu salvar.

Se houve uma coisa que ficou clara nessa coletiva, é que a Microsoft está apostando alto no Kinect, principalmente usando-o como algo além de um console para games. Ela quer transformar, definitivamente, o Xbox 360 em uma plataforma de entretenimento, e não de jogos.

O Kinect talvez seja o periférico de games mais mal aproveitado até o momento, e a companhia criada pelo tio Bill está focada em sanar isso. Vários jogos que não precisavam de Kinect vão ganhar suporte ao acessório.

Mass Effect 3 usará o sistema de reconhecimento de voz do acessório para selecionar opções nos menus de diálogo e enviar comandos à sua tropa. Ghost Recon: Future Soldier reconhecerá comandos de voz e também movimentos das mãos e braços para atirar, mirar e etc. Forza 4 o usará para movimentar a câmera, acelerar o carro, virar, etc. O novo Star Wars reconhecerá movimentos e você usará o Kinect para se movimentar pelo cenário e brandir o seu sabre de luz. O novo Fable reconhecerá voz e movimentos, sendo praticamente um rail shooter. O novo jogo da Disney permitirá que você voe pelo parque junto com Peter Pan, coletando moedas na forma da cabeça do Mickey. O novo Wii Kinect Sports reconhecerá melhor seus movimentos. E assim a coletiva foi indo…

Muitos gimmicks, mas nada que os controles convencionais não façam melhor. Quem não joga, fica embasbacado, mas quem está no mercado há anos, olha e dá de ombros.

Justamente por isso a coletiva de imprensa foi chata para os gamers hardcore. O Kinect é muito mais forte não como um acessório de videogame, mas como um acessório para entretenimento caseiro. Ele não servirá para substituir gamepads, mas sim para substituir controles remoto. E a Microsoft percebeu isso.

Tornando realidade o que foi apresentado há dois anos, os menus do Xbox sofrerão nova atualização. agora gestos e comandos de voz poderão ser utilizados para tudo no console: desde fazer buscas na internet ou por conteúdo dentro do videogame, até comprar conteúdo online, acompanhar estatísticas do campeonato de UFC e postar vídeos no YouTube.

Nisso tudo, um grande vazio. Nenhuma menção aos PCs. Nyet, zero, nicht, nada. Claro, todo mundo sabe que a Microsoft deixou a linha Games for Windows às moscas nos últimos anos, mas a falta de qualquer menção à linha chega a ser quase um atestado de óbito.

Empolgada com seu novo brinquedo e mercado em potencial a Microsoft deu sinais de que talvez esteja perdendo o foco dos games. E talvez ela devesse mesmo fazer isso, pois o potencial do Kinect é avassalador, mas não entre nós. Que o Kinect fique restrito à CES, e deixe a E3 2012 para o que realmente importa aos gamers.